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Custo dos Produtos

2/11/2018

2 Comments

 
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Olá a todas, hoje venho colocar mais um dedo numa assunto que não interessa a muita gente que se fale, mas que tenho vindo a acompanhar ao longo destes anos ao falar com várias profissionais.


Hoje em dia existem cada vez mais marcas de gel, aliás costumo até brincar a dizer que acho existirem mais marcas do que profissionais... (embora tenha quase a certeza que grande maioria não está legal...)


Com este acréscimo de marcas só existem 3 formas de nos mantermos no mercado;​


1 - qualidade; se mantivermos a qualidade do produto e apoio ao cliente conseguimos manter e ganhar clientes. Obviamente que esta qualidade vem sempre com um preço, mas na minha opinião é a melhor forma de trabalhar, no entanto, existindo sempre um preço justo e não exagerado.
​

2 - preço; existe sempre o cliente que prefere comprar barato, para trabalhar barato e tentar ganhar clientes pelo preço, ou simplesmente ter mais lucro em cada cliente.


3 - inovação; normalmente a inovação está sempre associada ao risco, pois inovar custa muito dinheiro sem saber a real aceitação do mercado. Normalmente pela inovação nunca sabemos sem experimentar se tem ou não qualidade, mas normalmente nunca é um produto barato


Ora eu hoje quero meter o dedo na ferida do 2ª forma, que é o trabalhar pelo preço.


Quando trabalhamos a pensar em fazer o serviço ou produto mais barato que a concorrência entramos numa espiral complicada de sair.


Vamos supor que uma técnica trabalha a 10€ para ser mais barata que as “colegas”, desses 10€ legalmente tem de pagar IVA, ou seja na realidade tem 8,13€.
Com esse dinheiro(multiplicado pelo número de clientes) terá de pagar o estabelecimento (mesmo que seja em casa), ordenado, segurança social, IRS, água, luz, contabilista, entre muitas outras coisas e ainda comprar produtos.


Ora quem faz unhas de 10€ não consegue comprar gel de 30 ou 40€, mas sim géis de 5€ ou 10€.


Vamos agora falar de quem vende géis por exemplo a 7€ 15ml (como vejo em muitas lojas).


Supostamente também tem de pagar as mesmas coisas (IVA, IRS, SS, renda...) mais, Engº químico para se responsabilizar pelos produtos, rótulos, taxa ao INFARMED, portes internacionais…. ou seja, cada produto fica a 5,69€ sem IVA e pagando tudo e obtendo lucro nunca poderão comprar um produto por mais de 2€. Se pagarem mais que isso, o risco do negócio é muito grande. Obviamente que promoções só se for para perder dinheiro (ou comprando mais barato ainda)


Por sua vez, o fabricante tem de vender a esses 2€ ou menos. Mas o fabricante para além de ter de pagar tudo o que paga o vendedor, ainda paga Engenheiro químico formulador (funcionário), responsável pelo controlo de qualidade (também não é barato), responsáveis de armazém, operadores de máquinas, máquinas (contem com cerca de 25 a 30mil euros cada máquina) para além de condições físicas da fábrica especiais que também não são baratas.
Outra coisa que as fábricas têm de pagar são os frascos, que não os produzem, mas sim, têm de os adquirir a fornecedores. Posso revelar-vos que aqueles frascos baratos todos brancos custam entre 0,30 a 0,45€ cada. Um frasco um pouco mais bonito, pode ficar entre 1€ a 2,5€ cada e isto adquirindo 10000unidades de cada tamanho.
Supondo que vendem nos frascos mais bonitinhos, mas dos mais baratos, já estamos a falar que o gel em si é vendido a 1€ (+ 1€ do frasco) por 15ml de produto


Ora se aqui eu ainda só referi as coisas que são obrigatórias, onde é que podem ganhar dinheiro?? 


Nos ingredientes e/ou no controlo de qualidade.


Pois é, se querem produtos baratos, estão a comprar ingredientes baratos, muitas vezes alternativos ao que seria o mais correcto. 
Um exemplo de um ingrediente alternativo dos produtos que vêm da China é o formaldeido, que é um produto para conservar cadáveres. (penso que na Europa não são fabricados com esse ingrediente, pelo menos legalmente)


Ou então eliminar o controlo de qualidade, que é um custo gigante para qualquer fábrica (pode chegar a  mais 20-40% do custo do produto), e vender conforme sair cada lote de produto.


Como é que uma fábrica pode ganhar apenas uns poucos centimos em cada artigo?


Se me falarem em fábricas de produtos que todos consumimos (açúcar, café, massa, arroz…..) eu entendo, pois vendem milhões de unidades por mês, mas no caso de gel, estamos a falar apenas num nicho de mercado em que só vendem para as empresas que vendem gel, que por sua vez só vendem a profissionais de gel.


Já por sua vez, se trabalharmos com fábricas que apostam na qualidade, não nos é possível comprar produtos de 1€, mas sim de 4€ até 12€, 15€, ou mais, dependendo do nível de qualidade.


Não significa isto que os géis baratos não funcionem, mas não podem pedir um Ferrari se compram um carrinho de rolamentos. Ambos andam, mas não são a mesma coisa. Para além disso nunca sabem se os ingredientes podem ser prejudiciais às unhas das vossas clientes.


Dito isto, cabe a cada uma de vocês pensar o que quer aplicar nas unhas das vossas clientes
2 Comments
Natacha Cardoso
2/11/2018 10:18:02 am

o grande problema disto tudo e que grande parte das marcas não vendem só a profissionais infelizmente ...

Reply
Bruno
2/12/2018 05:42:45 am

Olá Natacha,
Concordo plenamente consigo.
Provavelmente já sabe que sou um dos responsáveis da marca HNPORTUGAL.
Em 2008 quando começamos neste mercado, só vendíamos material às nossas alunas, nem profissionais podiam comprar os nossos produtos.
Infelizmente a concorrência abriu as portas a qualquer pessoa e vimo-nos encurralado entre manter o que estávamos a fazer, ou juntarmo-nos à maré.
Provavelmente se tivéssemos insistido em trabalhar da mesma forma, hoje ñ existia a HN.
O que fizemos foi dar um desconto especial às nossas alunas e um desconto a profissionais. Embora seja um produto de uso profissional, infelizmente não podemos controlar se alguém vem comprar para a esposa, amiga, irmã, filha.....
Pode ser que a legislação um dia mude, e que seja obrigatório algo como uma carteira profissional para fazer unhas, e aí só as profissionais é que irão adquirir os produtos.

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